segunda-feira, 28 de abril de 2014

IX FÓRUM DE CULTURA EM SIMÕES FILHO

 A cidade de Simões Filho foi escolhida para sediar a abertura do IX Fórum de Cultura,nos dias 25,26 e 27 de abril,onde recepcionou várias cidades do Recôncavo e Sul da Bahia,com os  representantes culturais em diversas categorias,incluindo artesanatos e a Feira de Economia Solidária,com apresentação dos artesãos e suas obras de arte.

O Fórum tem por objetivo garantir o controle social das políticas públicas de cultura,se direcionando  ao apoio nos trabalhos e ações dos Conselhos Municipais de Cultura e Conselho Estadual de Cultura,potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura,dando suporte ao marketing e divulgação cultural.

Na cerimônia de abertura,um cortejo cultural saiu da Escola Padre Luiz Palmeiras em direção a Praça da Bíblia e foi apresentado o Hino Nacional,dando início oficialmente ao evento,com a participação da Orquestra Viva Vivaldo.

O Secretário de Cultura Jorge Salles ressaltou a dificuldade de fazer cultura no município,pois o trabalho é árduo e muitas vezes não se consegue contemplar todos os grupos e Simões Filho,mesmo com dificuldades,vem apoiando todos os movimentos culturais e tem orgulho em receber esse evento de grande porte como o fórum,resgatando e tornando a cultura mais consistente na cidade.

No Congresso Nacional,existe à mais de 10 anos o projeto Direitos de Fuso,que é a lei dos direitos autorais,que visa o reconhecimento e preservação das comunidades.
Muitos avanços foram alcançados através da Secult,mas ainda é preciso a mobilização dos empresários para o apoio aos pequenos grupos.

Foram três dias de apresentações de música,dança,teatro e poesia,alem da participação dos índios da Aldeia Kiriri,da cidade de Banzaê,com a cultura indígena e processo político dança,pintura corporal,artesanato e memória,alem do samba de viola Quilombo Pitanga de Palmares e apresentações de capoeira e batismo(Discípulos de Pitanguinha,Meninos de Palmares e Mestre Magary),Cordel de Caldas do Jorro(homenageando o território de Tucano).

No encerramento do fórum,a programação foi composta de Assembléia na Câmara Municipal para apresentação do Projeto Mapeamento das Manifestações Culturais,avaliação do regimento interno,escolha do local e data do próximo encontro,apresentação do regime eleitoral(nomeação/eleição).

Foi com muita satisfação que a cidade de Simões Filho recebeu os artistas que vieram das outras cidades mostrando que a Bahia é rica em cultura,com crianças e adolescentes inseridos nas artes em todos os segmentos culturais.

MATÉRIA:
ELZA VEIGA PEREIRA.
EXCLUSIVIDADE:SIMÕES FILHO FM 87.9.
27/04/2014.









Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...