quarta-feira, 30 de abril de 2014

DITADURA NUNCA MAIS.

TEXTO ORIGINAL DO VERMELHO SALVADOR/PUBLICAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB SALVADOR.

"Há 50 anos se abateu sobre o país uma brutal ditadura.Militantes sociais,intelectuais e políticos foram presos,torturados e assassinados.
O PCdoB esteve na linha de frente da resistência ao golpe.Protagonizou a Guerrilha do Araguaia,teve sua direção trucidada na Chacina da Lapa e esteve na vanguarda das lutas pela redemocratização do país.Agora,cabe cobrar a verdade e a punição dos assassinos e torturadores.Lembrar para que não volte a acontecer".

-Na noite do dia 31 de março para 1º de abril de 1964,um golpe militar instaurou um período de repressão no Brasil,que durou duas décadas.Muitas lideranças foram presas,torturadas e mortas.Nestes anos de extrema violência e perseguição,oPCdoB perdeu dezenas de militantes e protagonizou importantes momentos na história brasileira.Um destes foi a Guerrilha do araguaia,iniciada em 1972,no sul do Pará,após ataque do Exército.
O movimento rural de resistência armada ao regime militar,organizado e dirigido na clandestinidade pelo Partido Comunista do Brasil,resistiu por tres anos.Durante o conflito,dos 69 militantes do PCdoB que estavam na área-entre operários,camponeses,bancários,médicos,engenheiros,geólogos e principalmente estudantes universitários-,59 morreram..
O PCdoB foi o único partido que não havia sido aniquilado pelos militares,apesar das inúmeras tentativas,como a Chacina da Lapa,tambem conhecida como Queda da Lapa,em dezembro de 1976.
Na ocasião do crime,membros do Comitê Central se reuniram na casa de um deles no bairro da Lapa,em São Paulo,mas a polícia conseguiu chegar ao local.Com ordem de exterminar todos aqueles do movimento de resistência ao governo,pertencentes ao PCdoB,um grupo armado com grosso calibre invadiu a casa atirando.A ação resultou na morte de importantes figuras, que representavam tres gerações militância:Pedro Pomar,João Baptista Drummond e Ângelo Arroyo.Alguns foram presos na saida da reunião,outros seguidos,detidos posteriormente e torturados,a exemplo de Haroldo Lima,José Novaes e Aldo Arantes.

       "ESSAS E OUTRAS MORTES FORAM UM GRANDE GOLPE PARA OS COMUNISTAS".(Péricles de Souza).

"A polícia sempre fazia chacinas e forjava tiroteios para justificar as mortes.Eu fiquei preso tres anos e uma década exilado.Eu não cometi crime político nenhum.Lutei pela liberdade,pelo Brasil",disse Haroldo Lima durante evento promovido pelo Comitê Municipal sobre o tema,no dia do aniversário de 92 anos do PCdoB.
Após o episódio,a direção do partido teve de comandar de fora do país.Entre estes,Renato Rabelo,João Amazonas e Dyneas Aguiar,que escaparam da Queda da Lapa por que viajaram para a China.Neste período,a ditadura militar já estava perdendo a força.
Em 1979,tres anos mais tarde,veio a anistia e os exilados puderam voltar para o Brasil.
Nessas duas décadas,outros nomes tambem se destacaram:Carlos Marighella(ANI-Aliança Nacional Libertadora),Mário Alves(jornalista e membro do PCdoB),Maurício Grabois(um dos comandantes da Guerrilha do Araguaia) e Carlos Lamarca.

Para Péricles de Souza,militante do Partido Comunista do Brasil ,desde a década de 70,não se pode deixar o povo brasileiro esquecer este momento tão marcante da história."Precisamos transmitir tudo o que aconteceu naquele tempo e manter as próximas gerações sempre em guarda,para que estejam preparadas a todas as ameaças deste tipo e prontas para a luta em defesa da democracia".


FONTE:
-Vermelho Salvador.
-Publicação do Comitê Municipal de Salvador.
-Presidente: Olívia Santana.
-Secretário de Comunicação: Emanoel Souza.
-Jornalista: Maiana Brito.
-Editoração: Maiana Brito.


POSTAGEM:
ELZA VEIGA PEREIRA.
30/04/2014.
















































Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...