sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Abertura da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Nesta quarta(26),foi realizada na Câmara Municipal de Simões Filho, a abertura da 4ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres,com o tema "MAIS DIREITOS,PARTICIPAÇÃO E PODER PARA AS MULHERES",onde foram discutidas as diversas formas de violência contra a mulher.

"Ainda existe muito preconceito e falta de acolhimento as mulheres lésbicas no âmbito da saúde e violência contra as mesmas de todas as formas"-relatou Rosa Flor Moreno.

A Missionária Cleide falou sobre a importância das mulheres na sociedade e na política,onde existe uma carência de mulheres participantes nas Câmaras e Senado.Parabenizou a Secretária Municipal de  Políticas e Promoção a Mulher,srª Miralva Prazeres,por ter feito as quatorze(14) pré-conferências nos bairros,levando informações e debates sobre as questões de gêneros,etnias,povos de matrises africanas,etc....

Com a palavra,o Presidente da Câmara,Joel Luiz Andrade Cerqueira,falou sobre a aprovação no  Senado da cota de 10% para mulheres no processo político e as dificuldades de uma mulher estar dirigindo (em relação a Presidenta Dilma Rouseff),alem de reforçar o pedido da Deam e casa de acolhimento para reduzir os casos de violência contra a mulher no município.

*Questionamentos da Secretária de Políticas Públicas da Mulher(Salvador),Olívia Santana:

-Valorização das pessoas por suas atitudes,não por sua crença,fé,opção sexual ou de raça.
-Necessidade de ampliar a Ronda Maria da Penha.
-Taxa de 21,4% de violência contra a mulher em Simões Filho(de acordo com a população feminina  entre 70 e 75 mil no município.)
-Fim da desigualdade de gêneros.
-Relação de gêneros nas escolas(sistema educacional).

Em breve pronunciamento,o prefeito Eduardo Alencar enalteceu a srª Vó Jerônima,de 84 anos,abrilhantando o evento,alem de ressaltar a importância da Conferência e o apoio e participação  das mulheres em sua gestão.
"Cargos,nomeações e serviços públicos tem salários referentes as funções e não existe nenhuma discriminação na gestão  de opção sexual"-disse.

Dr Rogério  Pereira Ribeiro,delegado da 22ª CIPM, fez uma explanação muito importante sobre as várias formas de violência de gênero,que,dentre elas,estão a física,psicológica,sexual,simbólica(piadas relacionadas à  inteligência ou capacidade da mulher) e patrimonial e econômica(controla o dinheiro e não dá permissão para fazer certas compras).
De acordo com o delegado,os motivos de agressões partem de ciúmes,uso de bebidas alcoólicas,separação e falta de dinheiro.

A Capitã Pm Denice Santiago ressaltou o objetivo da Ronda na prevenção e salvaguarda da vida da mulher após a entrada no sistema,com acolhimento e acompanhamento da assistida nas ações sócio-psicológica de emponderamento,com equipe multidisciplinar ,atendimento social e psicológico e visita nas comunidades.

A Ronda Maria da Penha tem a perspectiva de criar uma ação inspirada na Brigada Militar(RS),para o enfrentamento à violência contra a mulher,consistindo na realização de visitas diárias as mulheres que,ao registrarem a queixa junto a Deam,solicitem a medida protetora,especialmente após a emissão propriamente dita pela justiça.

Ao final do evento,a Secretária Municipal de Políticas e Promoção a Mulher,Miralva Prazeres,agradeceu o apoio do Prefeito Eduardo Alencar,aos vereadores,ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(CMDM),e a todas as participantes pela realização.

PRESENTES AO EVENTO:

-Vereadores e Secretários,Vice-Prefeito Manoel Almeida,Drª Patrícia Ludovico(advogada),Clarice Cerqueira(presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher),Major Fera,Coronel Albuquerque,Ong Pétalas de Rosas e Movimentos Sociais do Município.

REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO:Secretaria Municipal de Políticas e Promoção a Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(CMDM).


IMPRENSA:Mapelenews,Simões Filho Fm 87.9,Rádio Sucesso 93.1,Ascom.

MATÉRIA:
ELZA VEIGA PEREIRA.
27/08/2015.




Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...