quinta-feira, 22 de maio de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DOS ANIMAIS.

"OS ANIMAIS E O PODER PÚBLICO.DIREITOS E DEVERES".

Com proposição do Ver. João Augusto Leal,foi realizada nesta quinta(22),na Câmara Municipal,a Audiência Pública em defesa dos animais abandonados, vítimas de maus tratos e a importância dos cuidados que todos deveriam ter com seus animais,pois ao abandoná-los às ruas,  contribuem para possíveis doenças ao ser humano através desses animais,que,uma vez nas ruas,são propensos a todos os tipos de doenças,tornando-se um caso de saúde pública.

O Ver. João Leal falou sobre seus projetos e o trabalho desenvolvido na Ong Patas de Luz,que conta com Elma e o apoio de vários protetores na realização de inúmeras castrações feitas em cachorros abandonados,o que contribui para a diminuição de animais nas ruas.
Após a castração e pós-operatório,alguns animais são adotados ou levados ao habitat natural,onde muitas pessoas os alimentam.

Para essa audiência,foram convidados o sr. Carlos Ferrer(ativista e protetor dos animais),e a Vereadora Ana Rita Tavares,que sugeriu ao secretário Aderbal Menezes,a criação de um departamento na secretaria de meio ambiente para atendimento e encaminhamento para os devidos procedimentos de castração,alem tambem de criar o Samuvet,para atender animais vítimas de atropelo.

A ver.Ana Rita é autora de inúmeros projetos relevantes inerentes às questões de abandono e maus tratos.
Um dos projetos de muita importância que foi aprovado,é o Castramóvel,um onibus adaptado que percorre os bairros de Salvador,realizando em média 20 a 30 esterilizações diárias.
Graças ao Castramóvel,cães e gatos são esterilizados,aumentando consideravelmente o controle populacional,e consequentemente,o combate em casos de abandono,maus tratos e zoonoses.

A srª Nádia Simões,da Defesa Civil do Município mencionou a dificuldade que encontra para dar maior atendimento em todas as áreas que lhe competem,pois só conta com dois fiscais para atender as demandas em relação a vacinas caninas e outros tipos de serviços inerentes a Defesa Civil,contando com o apoio dos agentes de endemias e comunitários de saúde nas campanhas de vacinação,mas que de maneira possível,estará a disposição para dar apoio a Ong Patas de Luz,bem como irá se empenhar para que profissionais sejam contratados e assim oferecer um trabalho adequado.


MATÉRIA EXCLUSIVA PARA A SIMÕES FILHO FM 87.9.

EDIÇÃO E POSTAGEM:
ELZA VEIGA PEREIRA.
22/05/2014.




Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...