quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SESSÃO ESPECIAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de novembro foi instituído como "O Dia da Consciência Negra" em homenagem a Zumbi dos Palmares,por sua luta em defesa dos negros traficados e escravizados trazidos pelos portugueses para o Brasil.Com o tema O NEGRO NO BRASIL",para comemorar essa data,a Câmara de Vereadores de Simões Filho,através do Presidente da Câmara Joel Luiz  Andrade Cerqueira e o vereador Nivaldo Silva Dórea,realizou uma sessão especial para serem debatidos temas inerentes a questão dos preconceitos que os negros ainda sofrem em pleno século XXI.
Palavras do Secretário de Cultura Municipal,Sr.Jorge Salles:falou sobre a importância de  alunos e professores das  escolas  municipais Pedro Cerqueira,Valter Jorge e Cristo Rei estarem presente na sessão e fez uma síntese  sobre a chegada dos negros no Brasil na época colonial,que foram trazidos pelos portugueses para fazerem trabalhos forçados,onde muitos não resistiam e morriam devido aos maus tratos sofridos.Desde a África,os negros já lutavam para não serem escravizados e os Quilombos eram a resistência à escravidão.O  Sr .Jorge Salles falou da Lei do Ventre Livre(1871),que seria para os filhos de escravas serem livres,a Lei dos Sexagenários(1885),que daria a liberdade aos escravos com 60 anos e que nunca foi cumprida pois os mesmos morriam em média com 45 anos,devido aos maus tratos e a Lei Áurea,ao qual libertaria os escravos.
O Sr.Jorge Salles também falou  sobre a cultura,que é o conhecimento e idiomas,acadêmico e empírico no dia a dia, é o que aprendemos nas escolas,nas ruas,com os amigos e a família,que é a formação da cultura.Vários países falam 2 ou mais idiomas,enquanto que no Brasil se fala apenas o brasileiro,com outras misturas que surgiram através dos tempos.
A cultura negra surgiu através dos negros traficados no Brasil Colônia com a 1ª manifestação de Capoeira,não como dança,e sim como luta,onde em determinados momentos conseguiam dominar seus dominadores e fugiam para os quilombos.
As manifestações culturais afro-brasileiras são compostas de musica,dança,artes e esportes,onde se inclui o Maracatú,Bumba Meu Boi,Congada,Capoeira,Cateretê,Chula e Côco(tambor do crioulo com canto embolado,do Maranhão).
Complementando sua fala,Jorge Salles lembrou o significado do dia 20 de novembro,que originou-se por conta da luta de Zumbi dos Palmares para se livrar da opressão e por isso foi considerado o ícone da raça negra.
Os negros tem que ser reconhecidos e valorizados como negros,pois ainda hoje sofrem com preconceitos por terem nascido com a pele mais escura.(Machismo,Homofobia e Racismo não são cultura. É imoral,anti-ético e crime).

O vereador Arnoldo Simões ressaltou as lutas que já foram conquistadas em favor dos negros,mas ainda falta muito mais,como por exemplo,na maioria dos Estados e cidades,20 de novembro é feriado,mas em Simões Filho é dia normal,caracterizando assim como preconceito racial e propôs ao vereador Nivaldo Dórea a criação da Lei Municipal para essa data,pois a cultura dos negros precisa ser valorizada cada vez mais e é preciso estudos para se conhecer as raízes.

Na opinião do vereador Elio Santos, é através da educação que se torna possível diminuir a discriminação que é de classe social,sendo que não é preciso cotas para negros,pois vagas em faculdades são ofertadas a alunos com melhores notas,independente da cor da pele e citou uma frase que não se lembra do autor e que diz assim:"A RAÇA HUMANA É IGUAL AS FLORES,QUANTO MAIS COLORIDAS,MAIS BONITAS".

Já o ator de teatro Azaza mostrou preocupação coma idéia de cotas que acabam virando discriminação.O negro estuda e faz faculdade sem precisar de lei e quem se discrimina são nós mesmos,muitas vezes até na maneira de nos vestirmos

A Srª Rosa Flor Morena foi muito perspicaz quando falou da questão de gêneros nas dificuldades  nos espaços de poder e em vagas de emprego,pois em  determinados cargos não existe cursos para as mulheres negras.
O Estado não vê o negro na igualdade,por isso,os movimentos sociais de negros tem que ser intensificados e respeitados,se fazendo também cumprir a Lei 1639(Intolerância Religiosa).Tem que se exigir nas escolas o cumprimento dessa Lei e os ensinamentos sobre a história dos negros,sobre o candomblé,que construiu a família do povo negro e a valorização da mulher negra.
Enquanto houver desrespeito,barreiras e marginalizações aos religiosos,negros e homossexuais,será preciso mobilizações em termos de educação,cultura e empregos.

PALESTRANTE;
*Rosa Flor Morena.

Representando a Secretária de Promoção e Igualdade Racial Miralva Prazeres,Sr.Ezequiel Pinheiro(Eze)

VEREADORES PRESENTES:
*Nivaldo Silva Dórea:Propositor da Sessão Especial.
*Joel Luiz Andrade Cerqueira:Presidente da Câmara.
*Arnoldo Simões.
*Deni da Metalúrgica.
*Elio Santos.
*Jailson(Jajai).

IMPRENSA:
SIMOES FILHO FM 87.9 e PORTAL MAPELE NEWS.
THAISE BASTOS(ASCOM/CÂMARA).



MATÉRIA E FOTOS:
ELZA VEIGA PEREIRA.
20/11/2013

Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...