quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lorenzo Li.Sentimentos e canções.

Sou baiano de Santa Maria da Vitória,cidade localizada no oeste da Bahia.Vivi em minha cidade até os 14 anos,momento em que fui estudar em Salvador e estou até hoje.Lorenzo Li é abreviação do meu nome:Lorenzo Lityere e em breve estarei elaborando meu primeiro disco.A minha formação acadêmica é bacharel em direito,todavia,a natureza interna é de um simples filósofo,vivo questionando o mundo e as razões de possíveis mudanças no meu mundo interno.Por ser baiano,muitas pessoas me questionam sobre a não utilização de rítmos africanos ou instrumentos percussivos em minhas canções.Digo sempre que a Bahia é bem mais que rítmos e instrumentos e a maior riqueza da arte baiana encontra-se no potencial cultural inerente a cada ser.Versos de inúmeros poetas,culturas de vários países,canções imortais,cada um contribui com o que possui.A herança que o meu espírito reinvindicou vai muito além dos batuques africanos,muito embora trago comigo verdadeiro elo de amor com a cultura baiana.

                                   ***************************************************

Na canção "Seu olhar",canto o olhar superior,o olhar de mãe,de mulher,de um amor.Todavia,de forma sublime e sutil.É possível observar a presença da espiritualidade inerente em mim,ficaria horas escrevendo sobre esta canção e é sempre muito gratificante escrever sobre tal canção.
Na estrófe:"Sei que é preciso esquecer o corpo para que a seiva possa então brotar",falo da necessidade do homem semi-desperto em buscar o caminho de volta ou do momento em que o filho sente o imenso desejo  de voltar para casa paterna,a seiva é a luz que existe em cada ser ou filho, e o corpo é uma simples hospedagem temporária.
Na estrófe:  "..........e o meu coração é o mundo em paz e toda canção nos conduzirá a amar".......,falo do momento do ego iluminando-se com a presença do amor Universal do Criador.Tal momento observado por mim em ações como:meditação,oração,prática de caridade espontânea ou pela simples contemplação.Perguntam-me se esta canção é espiritualista,digo sempre que somos espíritos,quer aceitemos isso ou não,nós não somos um corpo,mas sim utilizamos temporáriamente um corpo que envelhece e que será deixado nesse planeta.
          
                           **********************************************

                                   A canção "Elo de Amor"

Diferente da canção Seu Olhar,busquei a elaboração de Elo de Amor,pois a razão "guiou"a intuição quase que o tempo todo.na canção Elo de Amor,reafirmo literalmente a realidade do ser,assim como canto:"alma,corpo,cor e luz "e assim somos.Para aqueles refratários a denominação espíritos,temos a denominação "cor e luz".Em "Elo de Amor",dialogo com a energia budista para cantar o elo existente entre tudo e todos e digo na canção que o amor pulsa em vidas.Assim penso,acredito que o universo em movimento é amor,que a vida é um gesto de amor,desde os reinos inferiores aos seres mais avançados como os anjos.
Na estrófe:....."Dimensões e mil portais,esferas,voam naves pelo céu"......,exploro as moradas existentes no universo,bem sei que os sentimentos tambem são moradas,mas o imaginário humano direciona o olhar para as estrelas a noite,os homens tem a intuição da vida em outros planetas e estão certos em pensarem assim,pois em tudo existe vida.Falo ainda da fratenidade existente entre os seres,da necessidade de "dividir,somar,perdoar e rever fatos".
O refrão dessa canção convida a uma reflexão sobre os elos que fazemos do mundo:"amores,amigos,subordinados,desafetos,família",etc....
O que deixamos no coração de cada pessoa?
O que dividimos com os nossos subordinados e família?
Que tipo de morada proporcionamos a quem sintoniza com a nossa energia?
Seja como for,que seja verdade,que sejamos transparentes na construção dos novos elos e na vivencia dos elos que a vida nos escreveu.
Gosto de uma frase do Eclesiástico que diz assim:"Para tudo  existe um tempo determinado no mundo".
para aqueles que alardeiam uma "nova era",digo que o tempo ainda é de espera,entretanto para aqueles que buscam a renovação do velho homem,observo que o chamado é feito de mil maneiras.

Abraços fraternos.
                     Lorenzo Li.



Para seguir Lorenzo e ouvir suas belíssimas canções acessem:

www.facebok.com/musicasdelorenzoli.
http:/soundcloud.com/lorenzoli


Esta matéria teve a colaboração de Lorenzo Lityere.
Edição e postagem:Elza Veiga Pereira.
02/08/2012.
16:00 hs.

Nenhum comentário:

CAPOEIRA,ESPORTE CULTURAL

  Neste domingo (1º de maio ),foi realizada no Colégio Haidê Maria de Santana Góes,a abertura e inauguração da Academia de Capoeira Grande U...